Os gatos pretos ao longo da história


Os gatos pretos ao longo da história

A crença de que os gatos pretos trazem má sorte é fruto de uma má e duradoura reputação que estes animais sofreram durante séculos. Na Idade Média, a religião radicalizou-se e os humanos começarão a acusar de bruxaria todas aquelas mulheres que não seguiam as suas doutrinas, dizendo inclusive que podiam transformar-se nestes felinos, que eram demonizados e queimados em fogueiras para se protegerem de uma suposta magia negra. Por isso, ver um gato preto era quase como ver uma bruxa, daí a superstição de que trazem má sorte.
Os gatos pretos ao longo da história
Esta lenda popularizou-se durante a época da caça de bruxas e foi diminuindo à medida que os anos foram passando infelizmente, mas muitas pessoas ainda acreditam que cruzar-se com um gato preto lhes trará algum tipo de negatividade.
Por sorte, em muitas outras épocas, os gatos pretos eram sagrados e consideravam-se representações da deusa gata egípcia Bastet do Antigo Egito, em que matá-los estava castigado com a pena de morte e eram mumificados junto aos seus donos para serem reencarnados no futuro.
 
Além disso, outras culturas como a escocesa sempre consideraram que ter um gato preto em casa lhes trazia boa sorte, tal como os antigos marinheiros, que acreditavam que ter um gato a bordo do seu barco era sinal de boa fortuna. Ou na Inglaterra, que se acreditava que se uns noivos recém casados se cruzassem com um gato preto este lhes proporciona prosperidade no seu casamento.
Para além disso, estes felinos gozaram de uma muito boa fama durante séculos e de outra má durante outros tantos, mas uma vez que conhecer as verdadeiras características dos gatos pretos, vai ver que a nossa sorte não depende deles, mas sim de nós.

 


Comentários