Tenho uma banda e agora? (Parte 1)

1ª_Edição_Julho_2017

 Criando identificação interna



O primeiro desafio é reunir, algumas cabeças pensantes, duas ou mais já formam uma banda; E a maior dificuldade e encontrar um ponto de identificação com essas pessoas, para que juntos possam com espirito de coletividade, criar produzir, se desenvolver como musicos, artistas e produtores do seu próprio conteúdo.
Ou seja transmitir a sua mensagem "in comum" de uma forma coletiva, transmitir as idéias individuais através da experiência coletiva, e nós sabemos como isso é dificil;
Com gostos pessoais para a vida, musica, arte, comida, pensar, vestir é muito mais facil ver as diferenças que as semelhanças e essa é a primeira barreira a ser superada.
É necessário aplicar a empatia em todos os aspectos aquele que difere aos nossos conceitos e principios estabelecidos ou pré estabelecidos por diversos fatores ou seja, a primeira coisa é rever qualque tipo de preconceinto em relação aos outros, mesmo quando achamos que não somos preconceituosos.
Então a primeira dica foque nas semelhanças e não nas diferenças, foque no trabalho em conjunto.
Use as diversisdades de estilo ao favor da banda, criando as texturas mais diversificadas possiveis na sonoridade, talvez criando algo novo, peculiar e um tanto original. Aproveite as experiências anteriores de cada um.
Assim você vai atrair um publico mais diversificado também.
Existem casos em que todos gostam de uma vertente musical isto facilita a colocar a banda dentro de um genero especifico, e focar num publico alvo determinado, assim ajuda a escolher o tipo de locais e eventos que a banda vai tocar, pode limitar o alcance de publico? pode porém um publico menor mas mais fiel é uma ótima sacada também.

Mesmo que a banda tenha, uma uniformidade generalizada entre todos os membros em relação ao estilo musical a ser seguido, existe a possibilidade de haver diversidades em relação as composições, a mensagem a ser passada. Aqui a sugestão é bom senso, não desista das suas idéias na primeira negação, se você acredita que tem uma  boa ideia para uma musca excelente letra então um ótimo riff, caso ela não passe no primeiro momento traga ela novamente. Sempre vai existir aquele momento em que a banda pode estar passando por uma crise criativa, onde você terá uma nova chance para apresentar sua ideia e quem sabe dessa vez passe. nunca desista.
Uma banda é uma reunião de pessoas malucas pelo menos no Rock N' Roll e aqui estou falando de Rock N' Roll, onde são baseadas minhas opiniões e idéias, onde são vividas minhas experiencias.
Ao menos acho que uma banda de Rock N" Roll e seus sub generos deveria ser formadas por pessoas malucas no bom sentido, malucas na criatividade, malucas na paixão, não precisam necessariamente ser malucas e auto destrutivas.
Bom mas voltanto ao foco outra dificuldade é a liderança, onde houver queda de braço e desejo de controle, as coisas podem sair do controle, onde alguém limitar coibir, podar, boicotar as idéias uns dos outros é um pequeno furo no barco por onde a água começa a entrar e em breve vai ter tanta água que todos vão morrer afogados.
É necessário sim que todas as idéias sejam exploradas, que todos os pontos de vista sejam ouvidos, que as idéias sejam documentadas e arquivadas não apenas descartadas.
Existem aqueles que simplesmente se tornam um firewall de idéias, dominando e controlando a banda e isso não é bom pra ninguém, quem quer fazer parte de uma banda que não pode dar idéias experimentar e explorar sua criatividade.
Há sim musicos contratos então meu velho se você não paga salário e todos fazem parte da banda aceita que dói menos.
Bom e pra finalizar um dos conceitos que desenvolvi durante a vida é que uma banda tem que ser mais ou menos como um laboratório de ideias, onde os envolvidos tem a oportunidade de explorar e desenvolver suas habilidades em relação as tarefas necessárias para o desenvolvimento da banda, desenvolvimento pessoal.
Ou seja você tem dois pelo preço de um multiplicado ao quadrado, ta vou explicar essa conta Exemplo: um baterista que gosta de designer grafico você tem um baterista e o cara que vai cuidar dos log da banda das capas, um guita que gosta de desenvolvimento web além, de guitarista voce tem o cara que vai fazer o site da banda e assim por diante a multimplicação está na seguinte configuração além de estar fazendo coisas que gosta ajudando a banda o cara está fazendo alguma coisa que gosta e desenvolvendo duas habilidades e uma banda pode ter um cara que gosta de exercer mais de uma atividade em areas diferentes, toda banda precisa de comunicação, acessoria de impressa, administração e redes sociais, promoter de shows por ai vai.

Sobre o Autor:
Anderson Severo (Tchaina)
Agitador Cultural da Cena Undeground, Desenvolvedor Web, mora em Caxias do Sul.
Atualmente Baixista (Birimbaixista), das bandas Capa Preta e Exclusão Social.
Já tocou em bandas como Insulto Verbal, Estado Critico e kaos Eminente.
Fundador da Sub_Terrâneo Label Press, Produções de Contéudo, um selo focado em difundir bandas independentes com foco em publicar Albuns nas plataformas digitais mais difundidas no momento.

Email para contato: capapretarock@gmail.com

Comentários